Texto base IICr. 30:1-27
Muitas vezes vamos ao culto com um certo ritual em nossa mente: a melhor roupa, a melhor maquiagem, o melhor sapato, perfume... está errado? O que você acha?
Não não está errado... Deus merece o nosso melhor... sabe qual é o erro? Olharmos para outros irmãos e acharmos que eles não estão tão bonitos e cheirosos... acharmos que eles não estão apresentáveis para se por diante de Deus.
O ritual correto do culto é que o pastor ore no inicio, depois o louvor e assim por diante... Está errado se o pastor não orar no inicio? Por causa disto Deus não virá? Não não está errado, sabe qual é o erro? Dependermos da oração do pastor para entrarmos na presença de Deus... não seria muito melhor já virmos espiritualmente preparados? Não seria melhor já termos orado em nosso lugar secreto e chegarmos quebrantados diante de Deus??? Não seria melhor se Ele viesse junto conosco por todo o caminho e quando entrássemos no local da reunião a sua presença fosse tão marcante a ponto de nos quebrantarmos sem uma só palavra???
Não é o ritual estabelecido por nós que vai determinar ou não a presença de Deus. Ficamos tão preocupados em fazer tudo certo, tudo na mais perfeita ordem que muitas vezes Deus não consegue agir... os corações estão tão presos a rituais e formas que não se abrem para o seu agir... Foi assim nessa passagem de Ezequias, muitos nem quiseram participar, seu coração já estava tão duro quanto ao agir de Deus que preferiram esperar o próximo ano para fazer no tempo certo e que tivessem sacerdotes suficientes para fazer a purificação... Muitos estavam preocupados com o cumprimento do ritual, mas Ezequias queria celebrar o Senhor, queria sentir sua presença, ele queria se acertar com Deus e ter a sua benção para prosseguir, Deus os rejeitou porque estavam atrasados? Deus os rejeitou porque estavam impuros? Deus rejeitou seus sacerdotes porque não haviam se purificado antes? Não... no vers. 18 e 19 Ezequias fez uma oração e apesar da quebra de tantas regras e rituais Deus se manifestou e sarou a alma do povo... Porque Deus fez isso? Porque Ele viu além do cumprimento da regra, Ele viu o coração desejoso de estar com Ele apesar das faltas.
Ele viu o ardor destes corações assim como vê o nosso hoje... como está o seu coração? Está quebrantado? Ou você está vindo apenas para cumprir um ritual? Você tem preparado o seu coração para a presença do Senhor? Você tem preparado seu coração para o seu irmão?
Não tenha medo de chegar a Deus, não crie rituais para chegar em sua presença, Ele quer você bem assim como está!
Alguns podem questionar: Mas então podemos ir e vir, fazer como quisermos, quebrarmos todas as regras e fica tudo numa boa? Sim podemos quebrar todas as regras... Não, não fica tudo numa boa porque Deus está vendo... e apesar de ser muito amoroso e misericordioso, Ele também é extramente justo, e podemos nos arrepender mas teremos as conseqüências sobre nossos atos (pode-se ler a conseqüência no cap. 29 ). O que Ele diz é que não são as regras, a boa aparência, a voz afinada, que vai fazer ou não com que se manifeste... mas o teu coração quebrantado seja com o cumprimento de uma regra, seja com uma canção desafinada, ou com uma oração desconexa... isso o fará se mover em teu favor. Lembrei de uma vez que estávamos num propósito de oração e eu tinha colocado em minha mente como eu iria fazer: levantar mais cedo, tirar um tempo no escritório, ler a bíblia, orar por isso, por aquilo e por aquilo outro... estabeleci diante de Deus um compromisso e a forma como iria fazê-lo! Mas eu não consegui fazer desta forma, me senti frustrada e revoltada comigo mesmo, não conseguia orar como havia estabelecido, não conseguia ler a bíblia e nem nada... e disse Deus que saco mais uma vez eu vou furar contigo!!! Vou furar com o propósito assumido perante a igreja. Muito mansamente Ele disse: eu não pedi que você fizesse assim... eu não exijo isto de você. Nossa foi um choque! Mas eu aprendi que para Deus não importavam tanto estas regras, nem como eu oraria se em pé ou deitada ou andando... Ele não estava preocupado que eu queria cumprir meu propósito com a igreja... Ele só queria que eu me achegasse a sua presença quebrantada... e depois disso foi um momento tão gostoso!!!
No retiro de jovens Deus falou claro ao meu coração que Ele tinha preparado um banquete para todos os que estavam ali, mas muitos não comeram... muitos nem viram... não chegaram nem perto da mesa... porque o seu coração estava longe do Senhor... Você está se sentindo assim hoje?
Quando acontecer algo que o fizer se sentir impuro e indigno de estar em sua presença, prepare o seu coração.... quebrante o seu coração e se achegue a Ele. E Ele o sarara...
Mais uma coisa interessante: Ezequias intercedeu pela purificação do todos, ele não pensou somente em si, ele levou diante de Deus o coração de todos que se dispuseram a buscar ao Senhor... talvez seu irmão não seja o mais cheiroso, o mais afinado, o mais queridinho, mas não o julgue ou o condene por não estar dentro das regras... leve-o junto quando você for a presença do Senhor. Como a gente vê nos versículos 15 a 17 os levitas e sacerdotes foram os primeiros a se envergonhar e a se purificar e a trazer os seus holocaustos, pois eles tinham um papel fundamental: sacrificar um cordeiro por todo aquele que não havia se purificado... hoje você é o sacerdote, mas não há mais necessidade de sacrificar o cordeiro... ele (JESUS) já foi sacrificado, por mim e por você, quebrante o teu coração na presença do Senhor também pelo teu irmão que talvez não esteja puro, mas se ele estiver com o coração desejoso de buscá-lo, eu creio ele será quebrantado também.
Outra coisa: naquela época havia um tempo designado para se chegar na presença de Deus, hoje você pode fazê-lo a todo instante... o banquete está sempre servido basta você chegar e saborear...