quarta-feira, 10 de abril de 2013

AULA ETM – 09/04/2013 – VIDA NO ESPIRITO – PROF. PIO CARVALHO

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
Romanos 8:1-2

A lei do Espirito de vida livra da lei do pecado e da morte. Se é a Lei do Espírito que me dirige então o pecado não pode mais ter domínio sobre mim.

Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
Romanos 8:6-11

Ou seja, quando me converto a minha alma e minha carne lutam contra o Lei do Espírito que agora deve reger minha vida, a minha alma (mente-vontade e emoção) quer manipular o meu Espírito para continuar fazendo o que fazia e sendo o que era. Então, apesar de que o Espírito de vida habita em mim tenho que diariamente escolher me inclinar para as coisas do espírito assim a lei do Espírito me conduzirá; caso faça o contrário a Lei do pecado e da morte é que me conduzirão.

Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
Tiago 1:21-25

A alma e o corpo não são aperfeiçoados na minha conversão como o Espírito. Eles vão se rendendo à medida que me exponho e pratico a Palavra (leitura da bíblia) de Deus.

Tenho que buscar diariamente alimento para a área de mim que quero ver fortalecida: se espírito, se alma ou se corpo, pensando que quanto mais alimentar a alma e a carne mais longe fico da vida no espírito. Pois vida no espírito implica em fazer aquilo que agrada a Deus o que em 99% dos casos são coisas que não agradam minha alma e meu corpo.

Muito claro o versículo 25: quando atento (presto atenção, reflito) e pratico do que aprendo na bíblia serei bem aventurada, terei minha alma sob o comando e a direção do Espírito Santo; e é assim com toda certeza pois quando busco a Deus em Espírito colocando minha alma e corpo sob o questionamento de sua vontade Ele sempre diz o que devo fazer (e para isso não precisa revelação vinda direto do trono com um raio, mas sim a leitura da bilbia); por exemplo: se estou ressentida, magoada, ferida com alguém em minha alma/ carne, qual a resposta que Deus dá ao meu Espírito? Perdoe!

A decisão que eu tomar será a base para saber se estou realmente andando no Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário